Saiba como o Mindset define sua vida
Neste artigo eu quero abrir uma discussão com você de como o seu Mindset é responsável pelos seus resultados e porque seguir a maioria é a pior coisa que você pode fazer com a sua vida.
Você sabe o que a palavra Mindset quer dizer? Antes de começar este artigo eu quero deixar a minha definição sobre o que isso significa.
Mindset é como a sua mentalidade está formatada, é a maneira como você vê o mundo e como você reage às coisas que acontecem na sua vida. É o mapa que você tem do terreno onde você está e este mapa te dá as direções que você vai tomar.
O seu Mindset é o que te define como pessoa e também é o responsável direto pela sua vida, já que as suas decisões podem definir o que vai acontecer com você.
O Mindset começa a ser formado desde a nossa infância, isso significa que nossos pais têm uma influência gigantesca sobre a nossa formação e o restante foi construído pela escola, experiências de vida e outros mentores que encontramos ao longo da vida.
Eu escutei uma definição muito interessante e que fez muito sentido para mim, veja se faz sentido para você também:
As pessoas podem ser divididas em grupos, 90% delas é inerte e faz parte da paisagem, é como se fossem uma planta, 8% das pessoas fazem parte da solução, são pessoas que ajudam outras pessoas e fazem o bem e 2% das pessoas fazem parte do problema, elas vieram para esta vida realmente para atrapalhar.
Hoje eu posso falar com certeza que eu faço parte dos 8% que fazem parte da solução, mas eu já fui planta, eu já fui inerte e fiz parte da paisagem, apenas seguia a boiada e tinha o mesmo resultado que a boiada tem.
Será que você faz parte da paisagem? Você pode se fazer algumas perguntas bem simples e as respostas podem te dizer de qual grupo você faz parte:
- Se você desaparecesse com a sua família hoje, alguém sentiria falta do que você faz ou produz?
- Alguém pediria para você voltar?
- Você tem recebido elogios ou agradecimentos de alguém pelas coisas que você faz ou produz?
- Você ajudou de alguma forma alguém a mudar de vida (para melhor)?
Eu gostaria que você parasse de ler neste momento e refletisse sobre você! Responda estas perguntas mentalmente e volte a ler daqui um minuto pelo menos…
Talvez você se identifique como sendo parte da paisagem ou você até faça parte do problema e, quem define tudo isso é o seu Mindset. O mais importante não é descobrir de qual grupo você faz parte, mas sim, o que você vai fazer a respeito.
“Minhas ideias me inspiram, mas são minhas atitudes que me definem.”
A primeira coisa que você pode fazer a respeito é “aceitar”, assim que você aceita uma situação fica muito mais fácil do seu cérebro assimilar o novo, porque você vai baixar a sua guarda e se permitir reaprender o que você achava que já sabia, que é: Quem sou eu realmente!
Outra pergunta rápida:
Qual grupo de pessoas você acha que tem mais sucesso na vida?
- As que fazem parte da paisagem
- As que fazem parte do problema
- As que fazem parte da solução
Importante dizer que esta pergunta deve ser respondida de acordo com o que sucesso quer dizer para “você” e não para a maioria.
Independente se você parou ou não para refletir e descobriu de qual grupo você faz parte, de uma coisa eu tenho certeza, você quer ter sucesso e quem vai definir isso, é o seu Mindset, é a maneira como você pensa e vê o mundo.
Eu aceitei que fazia parte da paisagem em 2012 e desde então, tenho trabalhado para mudar o meu Mindset e passar a fazer parte da solução e digo, não é fácil mudar uma mentalidade criada e cultivada mais de 30 anos, mas a partir do momento que decidi mudar, muitas coisas maravilhosas têm acontecido na minha vida, desde conhecer pessoas que fazem a diferença até descobrir qual é a minha real missão vida.
Rodrigo, mas como começar? Alguns passos importantes que eu tomei e que tem funcionado para mim:
- Acredite: se você não acreditar que é possível mudar, você vai se autosabotar e não vai conseguir chegar lá;
- Abandone a síndrome do coitadismo: você é responsável pela sua vida;
- Pare de seguir a boiada, faça diferente e tome as suas próprias decisões;
- Tenha metas claras;
- Faça apenas as coisas que vão te levar mais próximo de suas metas;
- Pare de assistir TV: a TV te emburrece e te bombardeia de informações negativas e que não farão nenhuma diferença positiva na sua vida. Lembre-se: a boiada inerte está assistindo e consumindo tudo que passa na TV;
- Se relacione com pessoas que fazem parte da solução, elas geralmente não falam de problemas e sim de soluções;
- Leia livros de pessoas que fazem a diferença. Eu recomendaria começar por “Quem pensa enriquece”, de Napoleon Hill.
Essa era a minha mensagem de hoje, agora o que você vai fazer com tudo isso é uma decisão sua. Se eu consegui tocar você de alguma forma ou se alguma parte deste texto te ajudou, eu já estou feliz e gostaria de ver um comentário seu logo abaixo.
Boa parte do conteúdo deste artigo foi sintetizada do podcast “Mindset Avançado” do Conrado Adolpho, uma pessoa que faz parte da solução e que passei a admirar. Recomendo que você ouça e já adianto que tem 3 horas de duração.
Faça parte da solução e nunca se esqueça: o conhecimento não vale nada se não puder ser compartilhado.
Forte abraço e até a próxima!
Rodrigo Telles
Empreendedor e empresário no comando da Kingvoice
Diretor da ABRADi-ISP capítulo de Ourinhos
Blogueiro
Membro Viking
Pai
NERD
Eterno aprendiz
http://rodrigotelles.com
rodrigo@rodrigotelles.com
https://www.linkedin.com/in/rtelles
tag: artigo, faça parte da solução, kingvoice, mindset, rodrigo telles, sindrome do coitadismo,