Saiba como ter um planejamento e budget assertivo para Comunicação Interna e Endomarketing

BusinessMarketing

dez 20, 2019

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A elaboração dessas etapas com eficiência é primordial para o sucesso das ações da empresa

A área de Comunicação em uma organização têm inúmeras vertentes, voltadas a seus diversos públicos, uma delas refere-se às ações de Endomarketing e Comunicação Interna, que tem como um de seus objetivos promoverem o engajamento dos colaboradores.

Por isso, é de extrema importância o alinhamento de toda comunicação com a estratégia da empresa, que deve permanecer conectada ao board de decisões, assim sendo um canal de conexão entre a empresa e as necessidades dos colaboradores, uma via de mão dupla que favoreça a estratégia e empregabilidade da empresa. Em segundo lugar, não menos importante, deve-se ouvir o colaborador para que haja um planejamento assertivo de ações a serem executadas, como ressalta Renata Braz, Planner na agência P3K, especializada em Comunicação Estratégica Interna e Endomarketing, “Um diagnóstico bem elaborado (ouvir os colaboradores) é um passo importantíssimo para produzir um planejamento que seja factível com a realidade da empresa. Eles trazem problemáticas, é inevitável, mas também trazem respostas e soluções. Só entendendo o que o público e a empresa espera é que a comunicação consegue fazer um cruzamento dessas expectativas para criar um plano que ajude a trazer resultados importantes para as empresas”.

Um planejamento eficaz de Comunicação Interna inclui, como item primordial, saber gerenciar com eficiência o budget, tendo em vista que ele é essencial para que a execução das ações seja como o planejado. “Ao mapear as ações que se quer trabalhar, é preciso reconhecer qual a importância que cada ação/campanha terá para a empresa, dentro do calendário, sendo possível assim delimitar os gastos e esforços”explica Renata.

Ela ainda exemplifica a questão destacando sobre a relevância do setor de comunicação estar em consonância com as demais áreas da empresa. “Por exemplo, é aniversário de 20 anos da empresa, essa é uma data especial e temos certeza que a diretoria quer comemorar, então devemos considerar essa uma ação de alta importância e com budget destinado, porém, se a organização está em crise, a comemoração de 20 anos pode ser mais enxuta, nada faraônico”.

 A Planner também falou um pouco sobre dois dos principais erros cometidos pelas empresas ou definir o planejamento e o budget anual de Comunicação Interna:

Ansiedade: A questão da ansiedade é uma característica comum quando o cliente deseja alcançar metas ou entregas, mas que podem atrapalhar na execução das ações. A P3K como extensão da área atendida e do cliente, tem como missão prestar essa consultoria e minimizar chances de erro e trazer assertividade, trazer nossa experiência e repertório também.

Desatenção ao calendário de datas e assuntos realmente relevantes para a empresa: Apesar de ser um item fundamental, é comum a falta de atenção ao calendário do mercado da empresa, e a falta de entendimento da relevância da ação/campanha para o seu core. Não se atentar as datas que são importantes e realizar ações com o prazo curtíssimo (no susto),  acabam elevando os custos e despesas, e o pior, com resultados abaixo do esperado.

Além disso, uma das grandes dificuldades em determinar o budget para Comunicação Interna está em mensurar os resultados esperados, por isso, Renata Braz também fala um pouco sobre como ter uma mensuração eficaz. ‘Organizar o budget não é simples, mas é importante saber o que se espera de cada ação, rever históricos, oportunidades e ameaças. Focar na quantidade de esforço/resultado que cada assunto e demanda determina.
É sempre indicado saber o resultado esperado de cada ação/campanha para que possa ser feita a conversão do resultado esperado em % x investimento em R$’.

Para finalizar ela ressalta a importância da área de Comunicação para todas as empresas independente do porte e segmento, assim como um planejamento objetivo e claro. “Em tempos de crise é importantíssimo ver a comunicação como uma área fundamental para manutenção e disseminação do clima e cultura organizacional. Durante esse período o contato transparente e engajamento dos colaboradores se tornam essenciais para que a empresa se mantenha ou cresça dentro de seu mercado. No entanto, dependendo do momento, cortes são precisos, e um bom planejamento ajuda a limitar e nortear os gastos da empresa, colocando em ordem a prioridade de assuntos e demandas”.

*** Matéria enviada pela assessoria da especialista

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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