Scanner de bate-bapo para detectar pedófilos é o novo lançamento da Microsoft

Tech

jan 14, 2020

0
Ferramenta será compartilhada com outras empresas para fiscalizar mensagens suspeitas em suas plataformas

A Microsoft lançou uma nova ferramenta que pode ajudar no combate à pedofilia. Chamado de Projeto Artemis, a tecnologia já é usada no Xbox e ajuda a detectar pedófilos que tentam atrair crianças nos chats e bate-papos.

Apesar de já existir, a ferramenta agora será compartilhada para uso de outras empresas e instituições em conversas com conteúdo suspeitos em suas plataformas.

O Projeto Artemis rastreia o histórico de conversas e mensagens, buscando padrões para atribuir se ali apresenta conteúdo suspeito de ser alguma isca para menores ou não. Assim, as empresas que utilizarem, já podem saber quais as conversas devem ser analisadas mais de perto por um moderador humano, segundo Courtney Gregoire, diretora de segurança digital da Microsoft.

Dados que assustam

De acordo com jornal New York Times, no ano de 2018, 45 milhões de imagens on-line de abuso sexual infantil foram divulgadas. Especialmente em jogos digitais, adultos fingem se passar por crianças para solicitar fotos delas nuas.

A ferramenta da Microsoft auxilia em mensagens de texto mas, infelizmente, ainda não detecta em conversas por voz, como nos jogos multiplayers.

O Projeto Artemis nasceu em novembro de 2018, no hackathon, quando duas instituições de assistência infantil copatrocinaram novas ideias de tecnologia, questões jurídicas e políticas. A partir daí, a Microsoft e as empresas desenvolvedoras do jogo Roblox trabalham no desenvolvimento de ferramentas e tecnologias para combater a exploração sexual infantil.

A Microsoft disse que já quer usar a técnica para bate-papos no Skype.

LEIA TAMBÉM:

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *