Seis passos para escolher uma agência de marketing digital

ArtigosDigitalGestão

mar 28, 2016

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A presença digital, para qualquer tipo de empresa, se tornou necessária e está presente no plano de negócios dos gestores mais inovadores e com real desejo de resultados palpáveis.

Sem sombra de dúvidas, o investimento em marketing digital vem se desdobrando nos últimos anos e é o responsável pela maior parte da verba em marketing, tornando-se hoje, uma das práticas mais rentáveis e mensuráveis que conhecemos.

Por conta disso, é fundamental a sua empresa ser assessorada por uma agência, que irá planejar e indicar os melhores caminhos para o sucesso.

A grande questão é: como escolher uma agência de marketing digital para sua empresa?  O sócio diretor da Socialtriz Marketing, Netto Cambiaghi, selecionou seis passos importantes para facilitar sua tomada de decisão.

 

  1. Avalie a sua gestão interna:

Um dos pontos chaves para avaliar uma empresa, independente do seu tamanho, é seu processo de gestão. Para uma agência de marketing este ponto é fundamental, pois existem trabalhos com diversos clientes, problemas e necessidades diferentes.

Verifique como os gestores trabalham com processos e os projetos ativos. Como eles se comunicam com os colaboradores, como lidam na questão de prazos e como é realizada a comunicação com o cliente e sua periodicidade. A qualidade da organização e fluxo de trabalho irão garantir que sua demanda seja atendida de maneira organizada.

Também visite a agência que deseja contratar, pois o espaço pode dizer muito sobre o modo de trabalho. Converse com os colaboradores, o que eles pensam sobre o futuro da empresa, qual caminho devem seguir, como eles se sentem em trabalhar naquele lugar e como eles estão sendo capacitados, através de cursos e treinamentos.

Muitas vezes, oscolaboradores não fazem ideia do futuro da empresa, pois os sócios não conversam e não têm uma gestão transparente.

 

  1. Verifique o know-how dos sócios e diretores

Você está contratando uma agência especialista em marketing digital. No entanto, é necessário avaliar o conhecimento amplo dos sócios e diretores. O que eles entendem por administração, finanças, contabilidade, gestão de pessoas, vendas, mercado, tendências e outros fatores que influenciam o business da sua empresa?

Lembre-se: a estratégia de melhorias nos resultados de uma empresa está totalmente ligada ao marketing, no entanto, o conhecimento de negócios é imprescindível na construção de um planejamento estratégico.

 

  1. Avalie o conhecimento na área

Neste ponto, avalie também, o conhecimento na área. Sim, hoje, infelizmente, existem profissionais superficiais no mercado, com pouca vivência na prática e que trazem apenas o lado técnico no atendimento ao cliente.

Como? Pergunte sobre tendências, livros, novidades no mercado, como ele avalia seus concorrentes, sociologia, hábitos de consumo, etc. Posteriormente, apresente seus problemas e avalie se o profissional é um vendedor ou um consultor. Verifique se ele tem visão holística, trazendo diversas possibilidades de solução e não apenas uma linha de raciocínio pré-montada.

 

  1. Faça uma avaliação prática

Uma agência que não mensura resultados e toma decisões em cima de dados, não serve. Peça relatórios de clientes, analise como isso é feito no dia a dia. Busque, também, feedback dos clientes ativos e, principalmente, dos inativos.

Questione como é realizado o processo de planejamento. Como é feito a análise de concorrentes, a busca de informações e pesquisa de mercado do cliente, como é realizado as correções de rota em cima dos resultados obtidos.

Lembre-se: ações sem pesquisa e planejamento são totalmente prejudiciais a sua empresa! Cuidado com argumentos poéticos, pois não trazem resultados.

A pergunta é: o que esta agência pode fazer por minha empresa?  Quais os serviços que ela presta?

Lembre-se: quem faz tudo, não faz nada direito. O marketing digital é amplo, tome cuidado com os “patos”.

Importante: você não precisa dominar a fundo os processos de marketing digital, mas deve reconhecer argumentos sólidos, nível de capacitação intelectual e domínio do mercado de atuação.

 

  1. Busque uma agência que se encaixe no seu perfil

 Sempre digo a minha equipe: “Parabéns, nos tornamos sócios da empresa X”.

O que eu quero dizer com isso? Busque uma agência que se comprometa com seus resultados, que faça parte do seu dia a dia que lute por você e não para manter o fee mensal em dia. Que ande devagar, mas com passos largos, ambiciosa em fazer acontecer. Sejam parceiros, sempre.

 

  1. Por favor, reflita

 Agora, um pedido meu, empresário, dono de agência de marketing.

Tenha calma. Os resultados virão, mas, não da noite para o dia. É preciso planejamento, pesquisa, avaliação e correções de rota, então, se você busca um aumento exponencial das suas vendas, esqueça, fórmulas mágicas podem até dar resultado no início, mas não se sustentam.

Marketing digital não é de graça. É preciso investimento. Ter um site bom, mídias sociais bem gerenciadas, links patrocinados, não irá trazer resultados se você não acompanhar, avaliar e investir tempo para isso, além de orientar seus colaboradores para auxiliar neste processo.

Lembre-se: Para manter bons profissionais as agências tem um custo alto. Por isso, se você deseja um trabalho excepcional, de qualidade, criado da maneira correta, prepare-se para investir e aguardar resultados com liquidez em longo prazo. É assim que se ganha dinheiro em qualquer lugar do mundo.

Tenha amplitude em colaborar, incentivar os seus colaboradores e postura para visionar todas as possibilidades que o digital pode lhe oferecer.

Faça acontecer!

 

Netto Cambiaghi é sócio diretor na Socialtriz Marketing situada na cidade de Limeira – SP, é Diretor Regional da ABRADI-ISP (Associação Brasileira dos Agentes Digitais), palestrante e professor em cursos de MBA e Pós-Graduação em Marketing Digital.

Formado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda, pela UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba), Pós-Graduado em Administração de Empresas pela FGV (FundaçãoGetúlio Vargas).

Possui experiência em supervisão de marketing em empresa multinacional, atuando  no planejamento estratégico, reestruturação de departamento, análise de mercado europeu e gestão de projetos.

Vivência na coordenação de marketing digital e vendas on-line, com foco em desenvolvimento e coordenação de equipe multidisciplinares.
www.socialtriz.com.br
(19) 3039-5550
netto@socialtriz.com.br

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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