Sete ocasiões em que vídeos aumentam a produtividade e a colaboração nas empresas

ArtigosGestãoMarketing

maio 21, 2016

0

Vídeos auxiliam treinamentos de funcionários de maneira mais rápida e com mais qualidade, segundo 96% dos entrevistados da pesquisa anual “A função dos vídeos nas Empresas”. O estudo internacional conduzido pela Kaltura, provedora líder da plataforma aberta de vídeos, verifica a evolução e perspectivas sobre o uso do vídeo nas corporações a partir de entrevistas com 250 profissionais de diferentes segmentos.

Ainda de acordo com o relatório, 95% dos executivos acreditam que habilidades em vídeo são importantes para seus funcionários, enquanto que, para 91%, os vídeos aproximam os executivos, tornando a relação mais pessoal.

Com o vídeo no local de trabalho tornando-se mainstream, acaba sendo cada vez mais essencial possuir habilidades envolvendo a criação, edição, compartilhamento e capacidade de se comunicar através desta ferramenta. Mas, afinal, como as empresas podem utilizar o vídeo para alavancar seu rendimento interno? Edmar Moraes, Country Manager da Kaltura para o Brasil, listou 7 oportunidades de as empresas usarem vídeos para melhorar a produtividade, a colaboração e a comunicação:

  1. Integrar e treinar funcionários – O uso de recursos multimídia durante o processo de imersão e treinamento de funcionários em novas tarefas ajuda a melhorar o conhecimento e o engajamento, além de reduzir custos.
  2. Recrutar novos talentos – Ferramentas multimídia podem tornar o recrutamento de novos talentos mais fácil e rápido para a companhia e também para os candidatos, facilitando o agendamento e até eliminando custos com viagens. A utilização desse recurso figura ainda como um atrativo no processo de conquista de colaboradores. O vídeo pode ser também uma ótima ferramenta para identificar e promover talentos em uma organização. Aparecer em um vídeo de negócios pode levar a maiores oportunidades dentro da empresa, ou até mesmo convites para falar em conferências e outros eventos do setor.
  3. Comunicação interna – Utilizar conteúdos audiovisuais para anunciar novidades institucionais, promover iniciativas da companhia e outras interações regulares pode melhorar a relação entre empregados e executivos, além de agregar personalidade às organizações mais burocráticas, de acordo com a opinião 80% dos entrevistados pela Kaltura.
  4. Vídeoconferência – A vídeoconferência pode conectar os membros de equipes que trabalham de diferentes locais, com mais efetividade do que as tradicionais conference calls. Isso é muito valioso no atual dia a dia das corporações, nas quais 92% dos millennials afirmam querer trabalhar remotamente e 87% buscam atuar nos seus próprios horários, segundo estudo da oDesk.
  5. Compartilhamento de conhecimento – Compartilhar conteúdos criados pelos funcionários não apenas melhora o aprendizado, mas também aumenta a criatividade, empodera e engaja os funcionários e impulsiona relações entre os membros das equipes.
  6. Cobertura de eventos – A transmissão em streaming de eventos aproxima equipes que trabalham em diferentes localizações. Além disso, colabora para a construção e unificação da cultura da companhia. A criação de um canal de notícias interno, por meio de vídeo, também ajuda a manter todos atualizados e faz com que se sintam conectados com executivos e com a organização como um todo.
  7. Rede social de vídeo – 70% dos participantes da mesma pesquisa da Kaltura em 2015 também creditam valor à criação de um portal de vídeo independente, que agregue todo o conteúdo ao vivo e on demandda companhia. Assim como a criação de um portal para contribuição, compartilhamento e consumo de vídeo, que estimula a interação social e profissional, e que não por acaso é lembrado como “CorporateTube”.

tag: Edmar Moraes, kaltura, marketing, usar videos, vídeos, videos no ambiente corporativo,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.