Startup da Embraer recebe encomenda de “táxi-voador” para humanos

Eve Urban Air, startup da Embraer, desenvolve veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL) e realizará primeiras entregas do “táxi-voador” em 2026.

Startup da Embraer recebe encomenda de "táxi-voador" para humanos
(Embraer/Divulgação)

Há menos de um ano, a Embraer criou uma empresa totalmente independente chamada Eve Urban Air Mobility Solutions, Inc.

A startup desenvolve veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL).

Além disso, empresa iniciante já recebeu 200 pedidos de “táxis voadores” para a anglo-americana Halo. No entanto, o modelo só estará pronto em 2026.

O pedido não é apenas uma relação entre o fornecedor e o cliente, mas também as duas empresas como parceiras para criar um ecossistema de transporte aéreo urbano (UAM) em todo o mundo.

Isso porque a Halo já é líder na área de helicópteros táxis aéreos nos Estados Unidos e no Reino Unido, e está cooperando com esse novo negócio de logística, incluindo transporte, serviços e gerenciamento de frota.

“Acreditamos que a Eve está projetando uma aeronave bem preparada para a certificação inicial e, além disso, apresenta um histórico comprovado de produção. Os excelentes legados em design, certificação e produção que a Embraer tem garantem à Eve com vantagens importantes”

diz Kenneth C. Ricci, diretor do Directional Aviation, fundo de investimentos do qual a Halo faz parte.

Esta é a primeira parceria internacional entre operadoras de eVTOL e vem somar-se ao trabalho que a startup já desenvolveu no mercado do Reino Unido. Ademais, como líder de um consórcio pretende resolver questões regulatórias e operacionais, além de tornar viável em Londres operação de “táxis voadores”.

“Esta parceria é um passo importante para assumirmos posição como líder global na indústria de UAM. E estamos prontos para construir o futuro da mobilidade com nossos parceiros de forma colaborativa. Eles estão alinhados à nossa missão de criar soluções completas de UAM e este pedido é um marco para nós em mercados importantes.”

diz Andre Stein, presidente e CEO da Eve.

Espera-se que ambos cooperem com o plano da Administração da Aviação Civil.

Eve Urban Air Mobility Solutions: Startup da Embraer

Eve foi fundada em outubro de 2020 e saiu da EmbraerX, divisão da empresa brasileira responsável pela fabricação de drones capazes de transportar seres humanos.

Além disso, alguns meses antes do lançamento do novato, o eVTOL fez seu primeiro voo em simulador – o primeiro protótipo em escala foi mostrado com o startup. Ademais, além de aeronaves, Eve também criará softwares de gestão.

LEIA TAMBÉM: O Instagram mudou seu algoritmo para favorecer o conteúdo de notícias após reclamações de funcionários sobre a censura palestina

tag: Eve Urban Air, STARTUP, Startup da Embraer, STARTUPS, táxi-voador, tecnologia,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.