Suas ideias, pensamentos e atitudes valem ouro!

ArtigosComportamento

jan 29, 2016

0

Na Bolsa de Valores de São Paulo não se encontra profissionais alheios ao sobe e desce das aplicações e variações do mercado. A busca desenfreada pelo melhor investimento faz com que os operadores se mantenham freneticamente antenados a qualquer movimentação econômica. Conseguiu estabelecer a visão da Bolsa de Valores? Um palestrante deve ter a mesma atenção para o segmento que atua. Ter uma boa oratória é imprescindível, mas sem conteúdo e uma base bem estruturada o profissional não vai muito longe.

As ideias e pensamentos de um palestrante valem ouro. E a forma como eles são compartilhados fazem total diferença. Nesse mercado guardar uma informação relevante trancada a sete chaves, com receio de ser copiado, é um posicionamento inocente. Quanto mais os argumentos de um palestrante são propagados melhor! Por isso a importância de criar uma marca forte. Existem alguns profissionais veteranos no mercado de palestra que são identificados por jargões simples, que remetem ao seu nome. Isso significa força da marca.

Para chegar a esse ponto é importante seguir alguns passos, entre eles, ter conteúdo relevante com aplicação prática. O mercado não se engana como “chove e não molha”. O seu passe será prestigiado no mercado quando os ouvintes forem marcados por ideias que geram uma reflexão e abrem a visão para novas possibilidades. Frases e vídeos motivacionais, com conteúdos que sensibilizam, existem aos montes por aí. Em alguns cliques Dr. Google oferece um número gigante de alternativas. Ao contratar um palestrante, mesmo que não verbalize, o cliente expressa a intenção de passar ao público ideias que envolvam, sejam compartilhadas e toque de uma forma transformadora cada um dos participantes.

Agora tem uma questão muito importante! Para que esse “toque transformador” aconteça é preciso que o palestrante esteja preparado. Com o trabalho de mentoring que eu realizo observo que ainda existe o ingênuo pensamento de que basta pegar o microfone e sair falando que uma gloriosa palestra acontece. Há alguns anos o mercado de palestras vem se profissionalizando e, diferente do que muita gente ainda pensa, não basta saber contar uma boa piada, ter presença de espírito e uma boa aparência para ser um palestrante de sucesso. Hoje a concorrência é grande e só se mantém no mercado quem tem bases bem estruturadas.

Um palestrante de alto nível conceitual e de mercado tem que se preparar para isso. A carreira de palestrante (digo, palestrante profissional) é hoje tão concorrida como tantos outros segmentos tradicionais. Ter conteúdo de alto nível, conhecer culturas diferentes, fazer conexões criativas, inteligentes, manter uma postura acessível e coerente com a realidade são alguns dos quesitos importantes de um palestrante que deseja elevar seu nome como referência no mercado.

patriani

Silvia Patriani
Diretora da Patriani Eventos e especialista em mentoring para palestrantes, notável destaque no mercado em virtude da sua expertise conquistada ao longo dos 18 anos de experiência no segmento de coaching, palestras, eventos e treinamentos in company.
É Mentora de palestrantes nacionais e internacionais, dentre eles, César Frazão, Thiago Concer e Dany Padilla.

www.silviapatriani.com.br

tag: carreira, falar em publico, mentoring, oratoria, palestrante, palestras, se tornar palestrante, Silvia Patriani,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.