A técnica para lançar ideias novas no mercado – Coisas velhas, roupas novas

ArtigosComportamento

jun 4, 2016

0

Uma das grandes dificuldades das pessoas ao verem uma startup é entendê-la. Afinal, elas são diferentes e disruptivas, uma solução até então desconhecida. A grande dica é aproximar de coisas normais já existentes.

Vocês já viram as pessoas dizerem o Meu Sucesso é o Netflix do empreendedorismo. O Dinner é o AirBnB dos jantares. Isso facilita as pessoas a se familiarizarem com a proposta que está por vir. E isso é justamente o nome dessa técnica.

Pense comigo… Uma startup é justamente você trazer uma solução diferente para um problema da sociedade, você enquanto startup estará testando um modelo de negócio, isso quer dizer que a sua busca é justamente é comprovar que esse modelo existe.

Um dos vários problemas dessa jornada é que por ser uma solução nova, elas ficam as vezes perdidas de como funciona. O que exatamente faz, como exatamente vai resolver o meu problema… Quanto mais disruptivo for o modelo, mais elas ficaram perdidas para entender.

Uma das estratégias, além de claro, ter explicações claras, bem ilustrativas e dinâmicas para facilitar a compreensão, é justamente fazer uma comparação com algo que elas já estão habituadas.

Imagine eu dizer – Ah minha empresa é como um drive thru do Mc Donalds só que de sorvetes ou cerveja.

Você certamente já foi ou sabe como funciona o drive thru do Mc, você passa de carro por um caminho, em que no primeiro ponto de atendimento você faz o seu pedido e realiza o pagamento, para no próximo ponto, você já pegar seu lanche.

Quando eu faço a referência, as pessoas já entendem essa dinâmica e simplesmente eu digo que o meu é parecido só com sorvete.

Claro, que eu posso ter alguns detalhes na dinâmica que deixa um pouquinho diferente. Mas a questão aqui é fazer com que as pessoas tenham uma proximidade maior da minha ideia, através de algo que elas já conhecem e super importante, confiam.

Você não vai querer fazer uma associação dessas com algo que pegará super mal para o seu negócio.

Assim, se você tiver uma ideia um tanto quanto diferente, utilize essa técnica que é de pegar uma roupa velha (um negócio já conhecido) e coloque em uma coisa nova (sua ideia de negócio) para que as pessoas compreendam mais fácil e aceitem experimentar.

Saiba mais em:

tag: Bruno Perin, dicas, empreendedorismo, ideias de negocio, nova roupagem, STARTUP,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.