Terça da Serra: Com 78 unidades, rede de atendimento humanizado a idosos faturou R$ 30 milhões em 2020

A Terça da Serra foi fundada em 2014. A rede tem o compromisso de prestar serviços de qualidade aos idosos, e tem como meta atingir um crescimento de 54% em 2021

Terça da Serra: Com 78 unidades, rede de atendimento humanizado a idosos faturou R$ 30 milhões em 2020

Depois de se formar na faculdade de medicina há 11 anos, Joyce Duarte Caseiro, 36 anos, começou a trabalhar em um asilo para idosos na região de Campinas, interior de São Paulo.

Assim, com essas experiências, ela percebeu rapidamente que as habitações em áreas urbanas careciam de cuidados. Por isso, em 2014, decidiu testar um projeto piloto com idosos em Jaguariúna (SP) (cidade a cerca de 30 quilômetros de Campinas). Assim, a ideia era prestar serviços de qualidade em um ambiente confortável.

Além disso, naquela época, seu avô Alberto Focosi, de 89 anos, morava em São Paulo e começou a apresentar sintomas do mal de Alzheimer. Ao participar do tratamento com base nas novas recomendações feitas pela neta, passou a se comunicar mais e mostrou que seu quadro clínico havia melhorado. Além disso, a cooperação entre o médico e os idosos logo atraiu a atenção dos colegas da área.

“No mercado, é comum encontrar espaços que servem para o idoso comer e dormir. A gente criou um conceito de lar, com atendimento humanizado. O paciente pode levar suas coisas e arrumar como quiser, além de receber visitas a qualquer hora do dia”, explica Caseiro

Terça da Serra

Portanto, com o sucesso de sua casa de repouso, Joyce buscou a ajuda de seu esposo Pedro Moraes, economista e contador, que ajudou a criar uma franquia habitacional. Assim nasceu a Terça da Serra, que tem o compromisso de prestar serviços de qualidade aos idosos.

Dessa forma, as propostas de serviços especiais sempre atraíram apoiadores. Em 2017, os direitos de franquia da Terça da Serra aumentaram de 5 para 78 , número mantido até hoje.

Além disso, a pandemia de covid-19 atrapalhou os planos de expansão, mas a meta é operar outras 20 a 30 unidades até o final de 2021. Com isso, os cerca de 700 idosos que a marca pode acomodar devem aumentar para 1.500 até dezembro, dobrando a conta de 30 milhões de reais para 70 milhões de reais em relação ao ano passado.

TS Tecnologia

Além de serviços de alta qualidade, outra vantagem da rede é o amplo uso de tecnologia para prever acidentes ou prevenir doenças. Para isso, o casal de empresários fundou, em Campinas, o centro de inovação tecnológica TS Tecnologia, que monitora pacientes com 400 câmeras, que estão distribuídas em todos os espaços das 78 unidades, exceto banheiros.

Esse monitoramento é feito por meio de um smartband (pulseira colorida inserida no braço de um idoso), que transmite o sinal a um computador central (gateway) com sensores. Por exemplo, o computador gera informações como sinais vitais, batimentos cardíacos, ou permite saber a irritabilidade da pessoa.

Além disso, segundo os médicos, isso permite recomendar novos medicamentos ou aumentar as doses, prever infecções ou pequenos acidentes e entender se a situação clínica é adequada. Outro benefício da câmera é que caso o paciente tenha dificuldade para sair da cama, a equipe do posto pode chamar a equipe de enfermagem em tempo real para verificar a situação.

Investimento

“A gente sempre teve uma cultura asilar no Brasil, que remetia a algo negativo, como se a pessoa na terceira idade fosse abandonada. Queremos mudar isso. Hoje, a sociedade já entende melhor o que é levar a humanização para o idoso”, afirma Caseiro.

A Terça da Serra, o investimento em uma unidade começou em 500 mil reais, incluindo uma unidade de 24 leitos. Ela inclui capital de giro e direito de franquia, e 800 mil reais para um espaço maior. Os pacientes gastam R$ 4 mil (enfermaria grupal) a R$ 12 mil (enfermaria única) por mês. Além disso, a fisioterapia e a higiene são realizadas em ambos os pacotes.

O retorno estimado do investimento varia entre 24 e 36 meses, dependendo do tamanho do site.

*Com informações da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios

LEIA MAIS: Venda de air fryers dispara em 22% na pandemia

tag: atendimento humanizado, Franquia, franquias, idosos, Terça da Serra,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.