3 habilidades de comunicação para se tornar um líder respeitado

Veja a seguir as três habilidades de um líder respeitado

3 habilidades de comunicação para se tornar um líder respeitado

Atualmente, os profissionais precisam desenvolver diversas habilidades para poder dar conta das necessidades do dia a dia de trabalho.

Normalmente, as pessoas pensam que para se tornar um líder, é preciso primeiro ser talentoso. No entanto, as competências básicas para o sucesso profissional podem ser estudadas e aprimoradas, para que você tenha um amplo entendimento do negócio e das mudanças que podem ocorrer a cada dia.

Como líder, a comunicação é uma habilidade necessária que pode desfazer ou formar uma organização.

Se você deseja se tornar um líder, está fazendo a transição para uma função de liderança ou já é um líder atualmente, você precisa dominar essas três habilidades críticas.

Habilidade 1: Um líder consistente

Quando alguém se aproxima de você com uma pergunta ou se volta para você em busca de orientação, eles devem ser capazes de confiar que você responderá de forma positiva e confiável.

Deixar de ser consistente com suas palavras, comportamento e conduta pode prejudicar os relacionamentos de confiança.

Você precisa construir esse senso de consistência com sua equipe.

Como líder, você deve ser equilibrado e não permitir que suas emoções atrapalhem suas habilidades de liderança. Pode levar meses para construir um relacionamento, mas uma má escolha de palavras ou uma reação apática pode arruinar um convívio bem construído em segundos.

Habilidade 2: Um líder acessível

A comunicação adequada não pode ocorrer se seus colegas e integrantes de equipe não se sentirem confortáveis em vir até você com suas ideias e problemas.

Você é um líder e sua equipe deve sentir que pode vir até você com tudo o que precisar.

A melhor maneira de construir um comportamento acessível é se apresentar como alguém que está lá para servir a equipe.

Você deve parecer alguém que quer ajudar. Quando um colega de equipe se aproximar de você, reserve um tempo para responder com cuidado e reflexão. Mostre a sua equipe que você se importa.

Se um membro da equipe se aproximar quando você estiver ocupado e indisponível naquele momento, ouça o pedido dele, diga-lhe que está ocupado e retorne à conversa assim que possível.

Com o tempo, sua equipe o verá como alguém em quem pode confiar. Mesmo que você não possa ajudá-los imediatamente, sua equipe deve ser capaz de vê-lo como alguém que está disposto e ansioso para ajudar quando o tempo permitir.

Habilidade 3: Um líder calmo

É muito difícil se comunicar com um líder agressivo, zangado ou frequentemente exausto. Por isso, tentar se comunicar com alguém dessa maneira não é agradável e pode afetar negativamente a maneira como sua equipe o vê.

Portanto, como líder, você faz parte de uma equipe que deve estar preparada para tudo, capaz de se adaptar e se tornar o membro mais confiável e qualificado da equipe.

Ao se comunicar, mesmo que o assunto o incomode ou irrite, responda racionalmente com uma atitude calma, mas respeitosa. Isso ajuda a simplificar as ideias que você pode acessar e fazer o melhor pela equipe.

Finalmente, também é importante manter a calma fora das conversas da equipe. Mesmo se você não estiver se comunicando ativamente com os membros da equipe, sua equipe verá você. Eles precisam ver se você consegue controlar a situação e lidar com suas emoções. Se seu líder sempre perde o controle, pode ser difícil para sua equipe manter a calma.

Desse modo, entenda que levará algum tempo que essas características estejam realmente presentes. Este é um processo de aprendizagem.

Por isso, trabalhe duro para integrar esses atributos desde o primeiro dia. Faça com que pareça acessível e fique calmo na frente da equipe. Você é humano e pode cometer erros, mas pode se recuperar desses erros e ainda manter a consistência com a equipe.

Como vimos acima, a arte de se comunicar é fundamental para se alcançar melhores resultados, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal, mas acredite, em recente pesquisa realizada um dos maiores medos dos brasileiros é o de falar em público, por isso super recomendamos você a fazer um curso de oratória e comunicação, nós já participamos do curso do Franco Junior, um dos maiores especialistas do Brasil sobre o assunto, caso você tenha interesse vamos deixar o link aqui, curso totalmente online.

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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