Um líder de sucesso conhece o funcionário que tem!

Um líder de alta performance influencia seus colaboradores a participar de quaisquer situações na empresa

O que você faz quando está numa situação de crise? Essa é uma grande questão para qualquer líder. Saber gerir a equipe em um momento onde tudo parece estar indo por água abaixo é crucial para manter o controle e garantir a resolução daquele “pepino”.

Alfredo Rocha em palestra. Foto: Reprodução

Existem muitos fatores que influenciam a gestão, e um deles é conhecer os tipos de funcionários que estão no time. O especialista Alfredo Rocha mostra que, em qualquer empresa, é possível encontrar três tipos. Vamos a eles!

  • 1ª classe: são os funcionários mais prestativos, que abraçam as ideias dos líderes sem medo e com lealdade. Geralmente, são mais abertos a desafios e não hesitam em ajudar no que for preciso; são responsáveis, proativos;
  • 2ª classe: são mais acomodados, influenciáveis, mais desconfiados, observadores;
  • 3ª classe: negativos, desmotivados, inativos, resistentes às mudanças.

Cada classe age de uma maneira diferente, de acordo com seus valores, sua força de vontade e trabalho. Você sabe dizer quem são seus colaboradores de 1ª, 2ª e 3ª classe? Você sabe a porcentagem de cada classificação na sua equipe?

Bom, se não sabe, é melhor procurar saber, porque isso vai fazer uma enorme diferença numa situação de instabilidade.

Forme sua equipe para contornar as crises

Em certo momento, algum cenário vai estar tenso e instável, isso é normal em qualquer negócio. Entretanto, esse quadro pode ficar mais difícil de reverter se o seu pessoal estiver na segunda ou na terceira classe.

O primeiro passo na gestão de crises vem antes mesmo delas acontecerem: é a transformação dos seus colaboradores em profissionais de alta performance para lidar com qualquer adversidade. E, talvez, essas adversidades venham justamente para tirar todos da zona de conforto e partir para a zona de confronto.

Foto: Reprodução/Unsplash

O que acontece é que, em um mundo de mudanças constantes e profundas, qualquer time precisa estar preparado e disposto a abraçar as rupturas. E a primeira atitude vem de você, líder ou gestor. 

Você precisa estar pronto a aceitar o desafio de transformar toda uma equipe em 1ª classe, nem que isso custe decisões mais dolorosas. 

6 PASSOS PARA UM LÍDER DE ALTA PERFORMANCE

1 – Conscientizar

2 – Educar

3 – Treinar

4 – Conversar

5 – Cobrar

6 – Motivar

“A palavra mágica em liderança, hoje, é despertar, é influenciar!”

– Alfredo Rocha

Gostou? Não deixe de compartilhar e nos acompanhar nas redes sociais!

LEIA TAMBÉM:

tag: alfredo rocha, alta performance, congresso de vendas, congresso em porto alegre, eventos, gestão de funcionarios, motivação e liderança,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.