Uruguai inaugura primeira escola pública 100% sustentável da América Latina
Projetada pelo norte-americano Michael Reynolds, o Uruguai acaba de inaugurar a primeira escola pública 100% sustentável da América Latina. Para a construção de 270 m² do edifício, foram utilizados dois mil pneus, cinco mil garrafas de vidro, dois mil metros quadrados de papelão e oito mil latas de alumínio. Além disso, a escola de
Jaureguiberry possui placas de energia solar e moinhos de vento para gerar energia, além de hortas para a produção de alimentos orgânicos.
Reynolds fundou uma comunidade sustentável nos anos 60 e criou a Earthship, empresa especializada em edifícios sustentáveis e de baixo custo. Na escola, 60% do material usado é proveniente de reciclagem.
Envolvidos no projeto desde 2014, 200 moradores da região e até mesmo de outros países foram voluntários da construção, que levou sete semanas.
Mas engana-se quem pensa que a sustentabilidade fica só no prédio: cerca de cem alunos que estudarão anualmente no local terão aulas sobre meio ambiente e sua preservação.
“Não adianta ensinar às crianças sem dar o exemplo. Eles aprendem mais com o que vêem, do que com que lhe dizem”, disse uma peruana envolvida no projeto.
Assista ao vídeo promocional da escola (em espanhol):
tag: educação, escola publica, escola sustentavel, Michael Reynolds, Una Escuela Sustentable, uruguai,