Uruguai inaugura primeira escola pública 100% sustentável da América Latina

ArtigosInovação

jun 1, 2016

0
Cerca de cem crianças terão aula no local. (Una Escuela Sustentable)

Cerca de cem crianças terão aula no local. (Una Escuela Sustentable)

Projetada pelo norte-americano Michael Reynolds, o Uruguai acaba de inaugurar a primeira escola pública 100% sustentável da América Latina. Para a construção de 270 m² do edifício, foram utilizados dois mil pneus, cinco mil garrafas de vidro, dois mil metros quadrados de papelão e oito mil latas de alumínio. Além disso, a escola de

Jaureguiberry possui placas de energia solar e moinhos de vento para gerar energia, além de hortas para a produção de alimentos orgânicos.

Reynolds fundou uma comunidade sustentável nos anos 60 e criou a Earthship, empresa especializada em edifícios sustentáveis e de baixo custo. Na escola, 60% do material usado é proveniente de reciclagem.

Envolvidos no projeto desde 2014, 200 moradores da região e até mesmo de outros países foram voluntários da construção, que levou sete semanas.

200 voluntários participaram de construção. (Una Escuela Sustentable)

200 voluntários participaram de construção. (Una Escuela Sustentable)

Mas engana-se quem pensa que a sustentabilidade fica só no prédio: cerca de cem alunos que estudarão anualmente no local terão aulas sobre meio ambiente e sua preservação.

“Não adianta ensinar às crianças sem dar o exemplo. Eles aprendem mais com o que vêem, do que com que lhe dizem”, disse uma peruana envolvida no projeto.

Assista ao vídeo promocional da escola (em espanhol):

 

 

 

tag: educação, escola publica, escola sustentavel, Michael Reynolds, Una Escuela Sustentable, uruguai,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.