Vende mais quem oferece mais – Por Marcelo Baratella

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maio 24, 2016

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Você pode melhorar (e muito!) o faturamento de suas vendas simplesmente oferecendo ao cliente outros serviços ou produtos no momento da compra

Recentemente, comprando pães numa loja de conveniência, fui abordado pela atendente do caixa, que me ofereceu a promoção de uma famosa goma de mascar. Aceitei a oferta e perguntei quantos produtos ela já havia vendido até então. Ela me respondeu “16 unidades” e explicou que, quando não faz a oferta, vende 3 ou 4 unidades no mesmo período.

O McDonald’s, por exemplo, arrecada milhões além do seu faturamento habitual apenas por perguntar aos clientes se aceitam pagar R$ 1,00 a mais para ter uma batata frita maior ou um hambúrguer extra. Da mesma forma, o atendente de uma loja de roupas pode dobrar sua meta se levar outras peças aos clientes que estão no provador, e o vendedor de carros pode aumentar seu lucro ao oferecer novos serviços e acessórios no momento em que o cliente vai até a loja para comprar ou trocar o veículo.

Tudo isto nos mostra que, para vendermos mais, temos que colocar a “cara a tapa” e priorizar, no nosso dia a dia, o ato de OFERECER nossos produtos e serviços para as pessoas que estamos atendendo, mesmo que elas não deem sinais de que é aquilo que estão procurando. Desafio você a fazer um pequeno teste no seu negócio, começando a oferecer pelo menos 3X mais produtos ou serviços que de costume. Dentro de 30 dias, verifique seus resultados. Tenho certeza de que irá se surpreender!

MARCELO BARATELLA
Palestrante, Professor, consultor, coaching e treinador de vendas.

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Marcus Bernardes Fundador

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