Você é vendedor, mas tem vergonha de vender?
De acordo com o palestrante motivacional de vendas e liderança, Cláudio Luvizzotti, lidar com o “não” é um dos segredos de um vendedor de sucesso

É normal em situações conflituosas se sentir pressionado. A sensação daquele frio na barriga em algum momento que nos deixa cara a cara com os nossos maiores receios é algo recorrente em qualquer pessoa. Entretanto, quando isso afeta o nosso trabalho, é preciso entender o que tem por trás desse medo paralisante. Para quem é vendedor, dominar esse receio é essencial.
Conhecer profundamente o que nos deixa confusos permite o controle dessas emoções nas situações que exigem isso da gente. Quando você, vendedor, precisa ir atrás de um novo cliente ou partir para uma negociação, como se sente? Qual a primeira coisa que passa pela sua cabeça?
O medo impede o desenvolvimento das melhores habilidades, como:
- Persuasão;
- Boa conversa;
- Domínio dos argumentos;
- Contorno de objeções;
- Conhecimento sobre o perfil do cliente;
- Empatia;
- Equilíbrio.

Os motivos para isso podem ser inúmeros: fracasso, insegurança, vergonha. Isso gera uma reação em cadeia, causando consequências como não conseguir passar uma imagem de firmeza e, principalmente, não criar um elo de confiança com o cliente.
Segundo Cláudio Luvizzotti, o primeiro de tudo é ter em mente que se você tem medo de ouvir um “não”, esqueça as vendas! A rejeição faz parte de qualquer coisa da vida, e não vai ser diferente no seu trabalho como vendedor.
É claro que uma das suas funções é contornar qualquer objeção que seu cliente possa ter. Mas vai acontecer casos que, por mais que você tenha falado de todos os benefícios do seu produto, a pessoa simplesmente não vai querer. Nessas situações, o indicado é perguntar os motivos pelos quais seu serviço não chamou atenção dele. Com esse feedback, você consegue ter em mente o que pode ser melhorado. Só não desanime!
“A arte de saber ser rejeitado”
Você já percebeu como lida com a rejeição de uma venda? Então, a partir de agora, faça esse exercício. De acordo com Luvizzotti, o ponto central é saber lidar com isso. Se a gente leva isso de um modo positivo – como aprendizado –, a tendência é que aquela negação não tenha um efeito aterrador.
Saiba que, o fato de não ter completado aquela venda não é sua culpa. Se você completou todos os passos do ciclo da venda usando o máximo de suas habilidades, a palavra final está nas mãos do seu cliente e, às vezes, os motivos dele estão além do seu controle.
Carregar a responsabilidade da negação do cliente apenas diminui a sua energia. O sucesso das vendas depende não somente de você (apesar de você ser 100% responsável pela sua parte!) – Cláudio Luvizzotti
Nossa evolução como profissional depende dos “nãos” que recebemos. É só com eles que sabemos como lidar com as situações negativas do cotidiano.
LEIA TAMBÉM:
tag: bom vendedor, mindset, vendas, vendas de alta performance,