Você sabia que o Papai Noel foi uma jogada de marketing da Coca-Cola?

ArtigosMarketing

dez 9, 2015

0

O Papai Noel como todos conhecemos já foi bem diferente do que o bom velhinho de roupas vermelhas, gorro, rechonchudo e com barba branca. Sua primeira aparição foi em 1822, quando Clemente Clark Moore, um professor de literatura grega de Nova Iorque lançou o poema Uma visita de São Nicolau, escrito para seus seis filhos. Nesse poema, Moore divulgava a versão de que ele viajava num trenó puxado por renas. Ele também ajudou a popularizar outras características do bom velhinho, tais como entrar pela chaminé.

Desde então o Papai Noel passou a ser retratado com roupas de bispo ou trajes das mais variadas cores, principalmente verde, até que a maior marca de refrigerantes do mundo resolveu usá-lo para atrair o público infantil.

Em 1931 a Coca-Cola lançou uma campanha usando como inspiração uma imagem do bom velhinho criada pelo cartunista Thomas Nast, na revista Harper’s Weeklys, em 1886. A empresa encomendou uma remodelagem do Papai Noel baseada nas cores da marca e atração do público, visando aumentar a venda de refrigerantes no inverno.

A iniciativa foi o maior sucesso e a campanha da Coca-Cola criou um padrão universal para o Papai Noel.

tag: coca-cola, comercial coca cola, Papai Noel,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.