WhatsApp: Banco Central autoriza transferências e pagamentos pelo aplicativo de mensagens

O WhatsApp, aplicativo de mensagens, pode ser usados ​​para transferência entre usuários. Recurso ainda não disponível

WhatsApp: Banco Central autoriza transferências e pagamentos pelo aplicativo de mensagens
Reprodução

WhatsApp Pay

O Banco Central (BC) informou que havia concedido autorização para implantação de procedimentos de pagamento associados ao WhatsApp na terça-feira (30).

Desta forma, o aplicativo de mensagens pode ser usado para transferir e fazer pagamentos entre seus usuários (sejam pessoas físicas ou jurídicas). Esta aprovação é válida para transações envolvendo empresas brasileiras Visa e Mastercard.

Da mesma forma, segundo o BC, as transações podem ser feitas a partir da data em que o WhatsApp disponibiliza os recursos aos clientes. Além disso, as cobranças pelas transações bancárias serão definidas pelo aplicativo.

O banco central estimou em um comunicado à imprensa que essa medida pode levar a uma redução nos custos das transações financeiras.

 “O BC acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”, afirmou.

Em nota, o WhatsApp disse que recebeu “com muita satisfação a decisão de hoje do Banco Central. Além disso, a empresa disse que está empenhada “nos preparativos finais para disponibilizar esta funcionalidade do WhatsApp no Brasil assim que possível”.

Facebook Pay

A autorização concedida nesta terça-feira (30) não contempla os pedidos de Visa e Mastercard para providências de compra relacionadas ao programa Facebook Pay, que está em análise pela BC.

Ademais, em evento realizado na manhã da terça-feira (30), o governador do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o sistema de pagamento WhatsApp será aprovado em breve.

“Se eu tenho isso, o Whatsapp vai ser aprovado em breve para fazer pagamentos no Brasil. Vejo um casamento entre mídia social e o mundo de finanças, controladores tem de entender como regular, enfrentar e o que significa para competição na sociedade”, declarou.

Além disso, no serviço indicado como “originador do pagamento”, o consumidor emite uma ordem à sua instituição financeira como titular da conta para pagar diretamente ao administrador da loja, sem ter de aceder à aplicação para deduzir taxas do seu depósito ou conta de pagamento. Como resultado, intermediários como cartões de crédito são eliminados.

LEIA TAMBÉM: Xiaomi da China lança telefone premium para desafiar a Apple e a Samsung

tag: aplicativo de mensagens, aplicativo de pagamentos, aplicativo whatsapp, banco central, facebook pay, transferências, WhatsApp, whatsapp pay,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.