WhatsApp Pay: aplicativo conversa com BC para iniciar pagamentos

O WhatsApp está em contato com o Banco Central para conseguir iniciar pagamento pelo o aplicativo

WhatsApp Pay: aplicativo conversa com BC para iniciar pagamentos

O WhatsApp afirmou que está entrando em contato com o Banco Central para obter a aprovação do seu sistema de transferência WhatsApp Pay.

O provedor de serviços de iniciação de pagamento (Pisp) é um novo tipo de instituição de pagamento do BC criado em outubro de 2020. Os fornecedores envolvidos não estão participando no processo financeiro.

Uma empresa credenciada no Pisp não terá acesso direto ao volume financeiro das transações, mas somente poderá ser interlocutora entre os usuários.

Portanto, se o WhatsApp for o originador do pagamento, o aplicativo poderá operar sem interferir em questões como concentração de mercado, privacidade, transparência e segurança – motivos que levaram à suspensão do funcionamento do novo recurso WhatsApp no BC em junho de 2020. Você pode iniciar uma transferência ou pagamento por meio do aplicativo de mensagens.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou em novembro que a solução de pagamento WhatsApp Pay vai começar a funcionar “em breve” e vai priorizar as transferências entre pessoas físicas.

Segundo ele, após o WhatsApp se estabilizar no modelo P2P, person to person – transferência entre pessoas, o aplicativo poderá adquirir o modelo P&M, person to merchan – transferências entre pessoas e empresas.

O presidente do BC não citou datas ao se pronunciar.

WhatsApp Pay

O WhatsApp Pay é um recurso do aplicativo, em que só é preciso inserir o cartão de crédito uma vez e, em seguida, o usuário poderia usá-lo para ter uma experiência de pagamento mais rápida nos outros aplicativos.

O WhatsApp havia anunciado o recurso em junho de 2020, sendo o Brasil o primeiro país a receber a novidade. No entanto, no dia do lançamento o BC considerou prematura a iniciativa, já que, poderia “gerar fragmentação de mercado e concentração em agentes específicos”.

Por isso, uma semana depois a autoridade suspendeu a solução. Além disso, o movimento foi acompanhado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O órgão antitruste, porém, voltou atrás de sua decisão de suspender o WhatsApp Pay ainda no fim de junho.

Quer saber mais? Preparamos um super E-book com “51 mensagens para Vender pelo WhatsApp“, clique aqui e garanta o seu exemplar.

LEIA TAMBÉM: A Adidas está vendendo a Reebok e leva prejuízo de US$ 2,5 bilhões

tag: banco central, pagamentos, pagamentos por aplicativo, WhatsApp, whatsapp pay,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *