Especialista em educação financeira da Creditas explica a importância de se planejar financeiramente para aproveitar o benefício da melhor forma possível
Além da alegria por trás de Jingle Bells, luzes de Natal e pulos sobre as ondas do mar, o final de ano também é muito esperado pelos mais de 35 milhões de brasileiros com carteira assinada. Afinal, chegou o momento de receber o tão esperado 13º salário. Para muitas pessoas, o dinheiro extra já tem destino definido, como presentes de Natal e as festas de final de ano. Mas será que não existe uma forma melhor para aplicar este dinheiro?
“Tudo bem pegar parte do 13º salário para comprar presentes para os familiares, mas é importante também guardar uma parte e cultivar esse hábito”, explica Otavio Machado, especialista em educação financeira da Creditas, principal plataforma online de crédito com garantia do Brasil. “Seus familiares vão entender se trocar um presente caro por uma lembrancinha. O importante é começar 2020 com um planejamento financeiro mais adequado a sua renda.”
Confira algumas dicas do Otavio para usar o 13º salário com sabedoria:
1. Dívidas:
Este é um ótimo momento para negociar e quitar aquelas dívidas adquiridas ao longo do ano. Uma dica é começar com as parcelas que mais prejudicam sua renda mensal, e começar 2020 com um planejamento financeiro mais adequado. Negocie com a instituição financeira ou com a pessoa que você deve. Nesta época do ano, também é momento em que você vai conseguir mais descontos para pagar suas contas.
2. Faça uma lista de presentes mais barata:
O Natal é também conhecido pela árvore repleta de presentes. Mas se sua situação financeira não está das melhores, o ideal é fazer uma lista de presentes mais barata. Se você tiver algum dom ou talento, também vale fazer algo mais caseiro para as pessoas que você gosta com um bilhete de agradecimento pelo ano que passaram juntos. Se tiver alguém que deseja muito presentear com algo mais caro, aproveita os descontos, como as promoções da Black Friday, por exemplo – mas fique de olho no histórico de preços dos produtos para ter certeza de que o desconto é real.
3. Destine parte para as despesas de início de ano:
Se dezembro é bom por conta do dinheiro extra, janeiro já bate aquele desespero, né? Mês de IPVA, matrícula em colégio, entre outros gastos que ficam todos para o primeiro mês do ano. Para não começar 2020 se enrolando nestas contas, é importante reservar parte do dinheiro para estas despesas e ficar tranquilo para pular Carnaval em fevereiro. “É super importante ‘quebrar’ o hábito de se enrolar, porque nos próximos anos você não vai mais querer terminar apertado, já que viu na prática como é bom começar o ano sem a corda no pescoço”, explica Otavio.
4. Que tal começar 2020 com uma reserva de emergência?
Se você ainda não tem uma reserva de emergência, está na hora de começar a planejar a sua. Mesmo que seja um valor bem pequeno do seu 13º, é super válido começar agora o hábito de guardar parte do seu salário para que tenha uma reserva de emergência enxuta. Caso você já tenha uma, que tal reforçar a sua reserva colocando boa parte deste salário extra nela?
Sobre a Creditas
A Creditas é a principal plataforma online de crédito com garantia do Brasil e oferece três produtos: empréstimo com garantia de imóvel e carro, consignado privado e financiamento de veículo . Fundada em 2012 pelo espanhol Sergio Furio, a fintech tem o propósito de viabilizar as novas conquistas dos brasileiros. Essa modalidade de crédito é diferenciada porque oferece taxas mais baixas, parcelas menores, valores maiores e prazos de pagamentos mais longos. Seu DNA digital permite usar a tecnologia para escalar o negócio, otimizar processos e melhorar a experiência dos clientes – sem dispensar o atendimento personalizado, prestando consultoria e oferecendo educação financeira. A Creditas também oferece soluções especiais para quem quer reformar a casa e comprar, vender ou trocar de veículo e de imóvel. Com sede em São Paulo, a Creditas conta com mais de 1400 Tripulantes (colaboradores) e já recebeu R$ 1,2 bilhão em investimentos de fundos internacionais de Venture Capital. A empresa tem se destacado nos rankings da FastCompany, CB Insights, Love Mondays e LinkedIn, sendo apontada como uma das fintechs mais promissoras do mundo.
***Texto enviado pela assessoria da Creditas
LEIA TAMBÉM:
- Ericsson quer investir em rede 5G no Brasil
- Você viu? Nubank está provocando seus concorrentes com urso de pelúcia
- Empresa dona do KFC, Viena e Pizza Hut vai abrir mais de 400 lojas em todo o país