Segundo o Reclame Aqui, propaganda enganosa é a principal queixa entre os consumidores até agora, com quase 29% do total de queixas
Os descontos nem sempre são o que parecem, ainda mais na Black Friday. Segundo levantamento feito pelo Reclame Aqui, a propaganda enganosa é a principal queixa entre os consumidores em relação às promoções da data até agora, com quase 29% do total de queixas.
O site Reclame Aqui já recebeu 4.800 reclamações entre as 11h do dia 27, quarta-feira, e as 12h de hoje, 29. O número representa um aumento de 44% com relação ao mesmo período de 2018, quando foram registradas 3.332 queixas.
A Americanas.com, da B2W, é a empresa mais reclamada até agora, com 148 queixas, logo acima do site KaBum!, também com 148 reclamações. Veja abaixo as 10 empresas mais reclamadas até agora.
O principal motivo das queixas é a propaganda enganosa, com 28,69% do volume, quase um terço de todas as reclamações. Logo depois, aparecem os problemas na finalização da compra, com 11,23% e divergência de valores com 9,44%. Muitas empresas iniciaram as promoções antecipadamente, então o atraso na entrega também está entre as queixas, em quarto lugar, com 7,83%. Em quinto lugar, está o estorno do valor pago, 4,29%.
Entre os produtos que mais geraram reclamações estão celulares (10,2%), tênis (6,67%), componentes, peças e acessórios (4,32%), TVs (3,7%) e cartões de crédito (3,64%).
A data promocional já movimentou mais de 2 bilhões de reais no comércio eletrônico, segundo o site Compre e Confie.
1 – Americanas.com, loja online – 148 reclamações
2 – KaBuM! – 148 reclamações
3 – Casas Bahia, loja online – 117 reclamações
4 – Magazine Luiza, loja online – 115 reclamações
5 – Méliuz – 109 reclamações
6 – Saraiva, loja online e física – 109 reclamações
7 – Carrefour, loja online – 94 reclamações
8 – Adidas – 94 reclamações
9 – Netshoes – 90 reclamações
10 – Zee Dog – 86 reclamações
****Texto publicado na Exame
LEIA TAMBÉM:
- Netflix e Nickelodeon assinam acordo mundial de produção
- Novo modelo de loja do Magazine Luiza quer atingir o público mais “analógico”
- Garoto lança seu panettone sabor churros