Um grupo de cientistas colocou uma escada dentro de uma jaula onde havia cinco macacos. Sobre a escada, deixaram um cacho de bananas.
Quando algum macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um forte jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o enchiam de pancadas. Isso fez com que nenhum macaco tivesse ânimo de subir a escada, apesar da tentação das bananas.
Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que o macaco novato fez foi subir a escada, de onde foi rapidamente retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo também desistiu de subir a escada.
Um segundo macaco foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, da surra ao novato. Um terceiro macaco foi trocado e o fato se repetiu. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído.
Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas.
Se fosse possível perguntar a algum deles, e ouvir dele a resposta, sobre o motivo de estarem batendo em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:
“Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui…”
Que conclusão nós podemos tirar dessa curiosa experiência científica?
Também os seres humanos frequentemente agem como os macacos dessa história, fazendo coisas sem refletir sobre a razão ou o objetivo do que fazem. As pessoas agem às vezes movidas somente por costumes arraigados e dessa forma não exercem o mais precioso atributo de Deus para a raça humana: a inteligência. Esse dom nos permite avaliar uma situação e encontrar a melhor maneira de nos conduzirmos em cada circunstância, superando dificuldades e mudando paradigmas, em vez de nos acomodarmos às limitações com desculpas do tipo “o mundo é assim mesmo” e “as coisas sempre foram assim”.
Nos tempos atuais, em que a cada dia nos deparamos com novos desafios, mais do que nunca precisamos estar sempre refletindo, aprendendo, compreendendo, questionando, e criando soluções para problemas até então insolúveis e conquistando maior qualidade de vida.
E para que você consiga seguir adiante, vencendo os desafios e construindo uma vida melhor, é fundamental cultivar um sonho de vida. Para chegar a um bom lugar você precisa saber aonde quer ir. Veja o que disse, há mais de dois mil anos, o filósofo Sêneca: “A vida sem uma meta é completamente vazia”.
Prof. GRETZ é o palestrante mais premiado do Brasil e autor dos livros “Voando como a Águia”, “A Força do Entusiasmo” e vários outros. Contatos: tel. (48) 3246-5250 / (48) 9972-8436, e-mail: david@fadelpalestrantes.com.br site: www.gretz.com.br