Seis dicas para atrair investidores




Ter bons argumentos na mesa de reuniões, possuir um planejamento estruturado sobre o investimento e alcançar bons resultados no setor de atuação são pontos importantes para quem busca financiamento no Brasil. Entretanto, com a crise econômica e o enxugamento na concessão de crédito, é preciso ir além para conquistar a confiança do banco ou fundo de investimento. Confira alguns pontos que ajudam a melhorar a imagem da empresa, segundo o financista e fundador da F(x), plataforma brasileira que une empresas e financiadores, Dan Cohen:

  1. Kit completo
    Todos os bancos, fundos e financeiras irão pedir uma lista de documentos para analisar o seu crédito. A boa notícia é que 60% ou 70% dessa lista é exatamente a mesma, independente de quem pede.
  1. “Verdade tem preço, todo o resto não”
    Pode parecer óbvio, mas ainda existem empresas que não revelam ou mesmo escondem informações não tão desejáveis do seu negócio. Informar ou ocultar os riscos do seu negócio é a diferença entre ter que atrelar mais garantias a um empréstimo ou correr o risco de não ter acesso a dinheiro algum – e queimar a reputação por isso.
  1. Demanda realista
    Da mesma forma, busque uma quantia que condiz com o objetivo da empresa. O financiamento deve ser encarado como algo que cobre uma meta específica, como expansão, capital de giro, aquisição de bens, entre outros. Buscar mais do que o necessário diminui automaticamente a sua credibilidade.
  1. Auditoria contábil
    Na média uma empresa auditada tem acesso a financiamentos pelo menos 2% ao ano mais baratos do que as não auditadas. A iniciativa também amplia o leque de possíveis financiadores, pois muitos bancos e fundos sequer aceitam negociar com firmas não auditadas. Nesse caso a marca do auditor é muito importante: não dá para ser uma empresa pequena e desconhecida
  1. Garantias adequadas
    As garantias pesam bastante no crédito. Os empresários precisam estar atentos com o que concedem para obter o empréstimo. Por exemplo: quando mais as empresas necessitam de crédito, mais os financiadores evitam garantias provenientes da própria operação do negócio.

“Digas com quem andas que eu direi quem és”
Construir uma base de relacionamento comercial com várias instituições financeiras é um ótimo investimento para o negócio. Além de diminuir a dependência de um único financiador, a estratégia facilita a obtenção de novas linhas de crédito.

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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